domingo, 15 de janeiro de 2012
Planetário de Parnamirim
O planetário é um ''grande treatro de estrelas'', uma sala especial no interior de uma cúpula onde se reproduz, de forma virtual, o céu estrelado, mostrando de maneira clara os fenomenos que ocorrem no universo.
Há muito tempo o Rio Grande do Norte ansiava por um planetário fixo. A única iniciativa que até o momento deu frutos partiu da prefeitura de Parnamirim.
O planetário foi inalgurado em 30 de dezembro de 2008 com um projetor de estrelas com tecnológia 100% nacional e dois projetores auxiliares para exibição de conteúdos multimídia.
Forte dos Reis Magos
A construção demorou 30 anos e foi concluída em 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis; essa data é feriado municipal em Natal.
O forte foi construído sobre os arrecifes, para garantir que o embasamento fosse sólido; foram utilizados principalmente areia, óleo de baleia, bronze e grandes pedras de granito trazidos de Portugal.
O arquiteto, que era também o padre da missão portuguesa, chamado Gaspar de Samperes, adotou o estilo que era o convencional da época: um forte de cinco pontas. O forte tinha vistas para o oceano, o rio Potengi, as matas e o que veio a se tornar a cidade de Natal.
O forte foi dominado pelos holandeses de 1630 a 1654, quando foi retomado pelos portugueses. Além desse episódio, o forte teve presença histórica em outros momentos; por exemplo, foi usado como prisão pelos portugueses para confinar os que tentavam a Independência, e a seguir foi utilizado pelos brasileiros para confinar os rebeldes portugueses.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Flora e fauna do Parque das Dunas.
• Flora: A cobertura vegetal do Parque das Dunas está representada pela Mata de Duna Litorânea, aproximadamente 80% onde a sua formação é representada por Praias e Sopé de Dunas cerca de 10%, pela formação Vegetal Tabuleiro Litorâneo(10%) na área do bairro de Capim Macio.
Há predominância de espécies peculiares da Mata Atlântica, tais como as árvores, trepadeiras, bromélias,orquídeas e aráceas, ocorrendo algumas espécies de caatinga e tabuleiro.
Na área do Parque das Dunas existem também mais de 270 espécies arbóreas distintas e 78 famílias, com maior predominância das leguminosas, mirtáceas, euforbiácias, convolvuláceas e rubiáceas. Entre as espécies de árvores de importância econômico-ecológica, destacam-se o pau-brasil, sucupira, pau-d’arco, peroba, maçaranduba, ubaia, mangaba, jatobá, pau-sangue, sapucaia e pau-mulato.
A vegetação fixadora das dunas impede que as areias se movam impulsionadas pelo vento, soterrando áreas urbanizadas, além de contribuir para amenizar o clima da região.A Flora está representada por mais de 350 espécies nativas, as belas paisagens que se sucedem sobre as dunas, com sua grande diversidade de animais e plantas, proporcionado visuais de extrema beleza. No Parque das Dunas tem um bosque de pau-brasil nativo, venha conhecer através das trilhas!
• Fauna: O Parque das Dunas apresenta uma fauna nativa típica de um ecossistema costeiro terrestre, Mata Atlântica, que, em interação com os vegetais, são responsáveis pelo equilíbrio ecológico deste ambiente natural. Ainda apresenta elementos significativos apesar da intervenção antrópica existente no passado.
No Parque das Dunas foi identificado mais de 102 espécies de aves, número significativo tendo em vista ser um Parque urbano, com representantes de: troquelídeos (beija-flores), columbígeas (rolinhas,jurutis), falconiformes(gaviões-peneira e gaviões pedestre), estrigiformes (corujas), emberizídeos(sabiá-da-praia), entre outros.
Trilha Peróba. - Parque das Dunas.
Existem três trilhas no Parque das Dunas, duas delas cortam o Parque no sentido oeste-leste, saindo do Bosque dos Namorados e chegando até um mirante na Via Costeira, a outra trilha que é destinada à crianças e adultos sedentários, passa por um curto trecho da mata e retorna ao Bosque. O visitante que participa das Trilhas tem a oportunidade, com a ajuda de guias especializados e do policial ambiental, de conhecer de perto toda a grandiosidade do ecossistema dunar, geologia, a fauna e a flora do Parque, além dos atributos importantes para a nossa qualidade de vida (água, ar, clima).
Trilha Peroba:
Extensão - 2.400 metros (ida e volta)
Tempo de percurso - 1:30 horas
Final da trilha – Mirante, onde se vê a Via Costeira, com uma bela vista do Morro do Careca e do mar.
Número de pessoas por trilha - 25 pessoas, no máximo.
História do Parque das Dunas.
O Parque Estadual Dunas de Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” foi criado através do Decreto Estadual nº 7.237 de 22/11/1977, sendo a primeira Unidade de Conservação Ambiental implantada no Estado do Rio Grande do Norte, possui 1.172 hectares de mata nativa, sendo parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira e exerce uma grande importância para a qualidade de vida da população da cidade de Natal. Também é considerado o segundo maior parque urbano do Brasil, superado, em tamanho, apenas pela Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.
O Parque das Dunas tem por objetivos: garantir a preservação e conservação dos ecossistemas naturais englobados; proteger recursos genéticos; possibilitar a realização de estudos, pesquisas, trabalhos de interesse científico e monitoramento; preservar sítios de valor histórico, arqueológico e geomorfológico; oferecer condições para lazer, turismo ecológico e realizações de atividades educativas e de conscientização ecológica.
Rocha mais antiga da América Latina.
Em Serra Caiada está localizada a rocha mais antiga da América Latina, com 3,4 bilhões de anos, faz parte da Era Arqueozóica do período Pré- Cambriano. Essa rocha possui formação Cristalina com 285m de altura, 10 km de profundidade e 3000 km².
A rocha imponente, com suas manchas que lembram uma pintura de cal, surge por trás das miúdas casas, possuindo atributos de fazer inveja, sendo disputada por diversos alpinistas do Brasil.
Assinar:
Postagens (Atom)